Sabem o que irrita?
Epa, ligarem-me para o Helpdesk e dizerem "ah, agora aguarde um bocadinho". Como se a vida de um técnico de informática fosse feita a coçar os tomates e, consequentemente, sem termos de estar com as linhas de suporte disponíveis.
Não me interpretem mal, adoro o que faço. Simplesmente, gostava de aplicar a Selecção Natural aos utilizadores. Tipo... ceifar uns quantos.
E depois teimam com o gajo que está a atender, como se a falta de luz por causa de um curto-circuito ou a merda de um buraco no chão fossem problemas informáticos. Tipo, o computador caiu por um buraco abaixo? O que tenho eu a ver com isso? Querem cabos mais longos para o ligarem lá em baixo, é isso?
Fico com alguma vontade de pegar nesse pessoal e esborrachar-lhes as trombas contra o dito buraco no chão vezes e vezes e vezes sem conta, espancá-los como se não houvesse amanhã e partir-lhes todos os ossos do corpo até que entendam que nem tudo o que tem fios é um computador e que não é grande ideia foderem a paciência ao técnico que atende a porra do telefone.
Entre nós, no nosso meio de linhas cruzadas e chamadas em grupo, acabamos por sorrir quando chamamos "grande punheteiro cabrão de merda" a um gajo mesmo antes de atendermos o telefone e largarmos um sorriso verbal no já habitual "informática, em que podemos ser úteis?".
Talvez seja uma atitude meio hipócrita mas, o facto, é que quando nos ligam, é suposto tratarmos o problema com alguma calma. Assim, mesmo que achemos que o gajo do outro lado da linha é um perfeito anormal que só tem merda naqueles cornos, convém que mantenhamos uma certa e determinada postura profissional enquanto tratamos do assunto com toda a calma. Claro que durante estes momentos de profissionalismo politicamente correcto, as veias da testa incham, os pulmões comprimem todo o peito, a pulsação cardíaca dispara e as veias das mãos latejam enquanto batemos no que temos mais à mão: o teclado. Na falta de algo melhor para partir, arrancamos teclas e esborrachamos botões do rato; mas na realidade, não será algo que não façamos em tantas outras situações.
Mas enerva. A falta de jeito ou o desconhecimento é uma coisa, consigo compreender e o pessoal está lá para isso; já a estupidez é brutalmente enervante. Por vezes fico com vontade de desligar o telefone, ir ao pé da pessoa e enfiar-lhe o focinho dentro do monitor até que entendam que o botão de desligar desliga mesmo o computador... não é defeito! É assim! Se carregam em encerrar, o computador encerra! Ah, e mais importante... aquele cabo que liga á electricidade e passa atrás daquela caixa com botões? Adivinhem... é para estar ligado! Não é boa ideia desligar aquele cabo da tomada para ligar a ventoinha! Epa, Foda-se!
"Ah, tenho um problema! Ajude-me, já!"
"Pois, bom dia... pode então especificar qual é o problema?"
"Especificar? Você não sabe? Vocês são todos iguais, não querem saber de nós, e blá blá blá, teca teca, etc e tal..."
A imagem que temos do informático é que deve ser uma besta cheia de estrume na cavidade craniana. E então, como a tecnologia é má e os gajos do suporte passam o dia de cú inchado a esfregar a tomatada, nem sequer lhes damos o benefício da dúvida e os deixamos ajudar. Não, é mais fácil desligarmos o telefone na tromba de quem está a ajudar.
Tenho uma ideia. Por que não pegar nessa malta toda, e dar-lhes umas injecçõezinhas de acetileno? Aquela merda rebenta com pequenas compressões, pelo que seria o ideal.
E depois ligam, ligam, ligam... "Sim, claro, mas terá de aguardar um pouco. Tenho a linha 1 ocupada com outra intervenção, assim que terminar dou-lhe o apoio que necessita". Então ligam vezes sem conta ocupando as linhas 3, 4, 5 e 6. Epa, caralho para eles!
"Ah, credo, vocês na informática estão sempre com essa cara..."
Eram 8.20 da manhã e já me perguntavam por que motivo os informáticos andam sempre de trombas.
Creio que não voltam a fazer a mesma pergunta.
Resposta politicamente correcta de um informático que ainda não picou o ponto: "Preferes ver um informático de trombas ou preferes que o informático pegue num banco e te desfaça à pancada?".
Sem comentários:
Enviar um comentário