17/04/2006

Férias

Viva!
Hoje é segunda-feira de Páscoa. Como tal, não vou criticar nada nem ninguém.
Cheguei ontem do Algarve.

Sexta-Feira Santa

Cheguei à fronteira do Algarve; Sei isso porque começo a ver na auto-estrada carrinhas carregadas com tendas, cães, pais, mães, filhos, filhas (algumas bastante boas), tios, tias, avós, avôs, garrafões de vinho, geleiras, chapéus de sol, toalhas de praia, pranchas de surf e de bodyboard (o que é engraçado é que chovem gatos e cães).
Mas estamos na Páscoa e eu não vou gozar.
Nas áreas de serviço, les noveaux riches circulam de calçãozinho branco, chinelos de praia, camisola do Benfica e as chaves do carro no bolso, com o porta chaves da Mercedes, Audi ou BMW estrategicamente colocado de fora do mesmo.
À saída da A2, espero 5 minutos na única portagem aberta para que o senhor do carro à minha frente acabe de pagar a mesma com o cartão de crédito, cujo código teima em não funcionar.
Mas estamos na Páscoa e eu não vou gozar.
No restaurante de Portimão (o famoso, do couvert), o empregado explica aos espanhóis da mesa ao lado (e a espanhola é boa como o milho) que o prato do dia é arroz de safio. "Safio???" pergunta o espanhol - "Es como lo bacalau?" - para os espanhóis, só existem dois peixes: Merluza e Bacalau... Mas o empregado esclarece: "Não... o safio é um peixe grande!" - iá... o bacalhau não é grande! Grande diferença.
Mas estamos na Páscoa e eu não vou gozar.
Entretanto, o empregado explica também que só têm safio porque é dia santo e os pescadores não foram à pesca... Não há congeladores, não é??? Só na Patolândia...
Mas estamos na Páscoa e eu não vou gozar.

Sábado

Finalmente as lojas abrem. Mas só até ao meio-dia, porque é sábado...
Vou almoçar, vejo umas patas na praia... e sem remédio, agarro-me ao pau e esgalho o pessegueiro porque estão todas acompanhadas. Eu não sou ciumento, mas os maridos são!
Mas estamos na Páscoa e eu não vou gozar.
Sigo para Espanha, para atestar o depósito do carro e entro em confrontos com um portuguesinho típico que achava que devia atestar primeiro mesmo chegando atás de mim... enfim... atesto o depósito (primeiro, claro, senão ia haver merda...) e como Deus é grande e estamos na Páscoa, esgotei a gasolina no posto de abastecimento de Ayamonte (deviam ter visto o gajo que queria furar a fila... fodido, fodido...).
Mas estamos na Páscoa e eu não vou gozar.

Domingo de Páscoa

Vou almoçar para me colocar a caminho.
Peço uma cataplana de marisco no restaurante, e não termino sem me chatear com o empregado, que insistia em levantar a mesa quando ainda estava a comer, porque havia pessoal à espera de mesa.
Tive de grasnar: "Olha lá, ó cabrão!!! Estou a comer, tás a ver??? Tou-me a cagar pra essa merda!!! Por uma cataplana de 60 euros, posso demorar o tempo que quiser até acabar de comer!!! Já agora, vê se trazes os guardanapos que já pedi há séculos antes que haja merda!!!" E resultou! Consegui acabar de comer em paz e o tipo ainda me veio pedir desculpa quando ia a sair.
Mas estamos na Páscoa e eu não vou gozar.
Já nem vou referir nas loucas manobras a baixa velocidade que os tipos dos Audis fazem nas bichas da A2, tentando ficar 5 metros à minha frente. Não vou referir as loucas manobras a alta velocidade do pessoal dos Mercedes que me ultrapassavam quando eu já ia a 130 km/h nem as conversas de café nas áreas de serviço desses mesmos gajos: "Epa, eu ando a 190 mas não coloco ninguém em perigo porque tenho um carro muita bom!!!"
Mas estamos na Páscoa e eu não vou gozar.
Assim como também não vou gozar com o facto de terem sido destacados 2000 bófias para a vigilância das estradas e durante três dias, não ter visto nenhum. Deviam ir à paisana...
Enfim... Boa Páscoa.

Quack

Sem comentários: