14/04/2008

teoria avançada de qualquer coisa

Tecnicamente, os maiores problemas da Humanidade encontram sempre resposta na solução mais simples.
Pelo menos, foi sempre esse o peixe que me venderam.
Se houver um grande problema que deixe a malta com dúvidas existenciais devido à multiplicidade de soluções, a resposta encontra-se sempre na solução mais básica.
Gosto especialmente da explicação afirmativa, aquela que suporta toda a teoria do Universo.
Por que é que o mar é azul? Porque pode.
Por que brilham as estrelas? Porque podem.
Por que nos afogamos em lagoas de merda? Porque podemos.

Epa, é brilhante!
Contudo, e infelizmente, nunca consegui encontrar a resposta às perguntas da minha vida na Teoria Avançada de Suporte Universal.
Nunca consegui responder a uma questão ou dar resposta a um problema com um simples 'porque pode'.
Isto, porque "poderiam ser" muitas coisas. Eventualmente todas demasiadamente simples ou, por outro lado, estupidamente complicadas. Embora eu acredite que a balança evolua sempre mais rapidamente para o lado da complexidade, não gosto propriamente de perder a esperança nas respostas simples.
Contudo, estatisticamente, nunca consegui encontrar a resposta simples. Talvez não exista. Talvez não passe de um mito urbano. Não sei. Acho que é uma merda.
Ao menos uma vez em todas as nossas vidas, deveríamos ter direito a uma solução básica, a um princípio de suporte fundamental.
Custa assim tanto???
É assim tão pecaminoso que, uma vez, mas só uma vez, não possam facilitar as coisas? Parar só por uns instantes os movimentos de rotação e translação do planeta! Isolem o Sol, tirem a Lua dali para não influenciar as marés, eliminem os movimentos continentais, arrefeçam os desertos e aqueçam as planícies geladas, deixem a malta mover montanhas, coloquem os semáforos todos a vermelho, eliminem as baixas e altas pressões, mantenham o pôr e o nascer do Sol em paralelo... mas, só por instantes, segundos que sejam, simplifiquem.
Não parece ser coerente.
Passei cinco anos a simplificar expressões matemáticas.
Não podem simplificar em apenas uma unidade de tempo a matriz dos problemas?

Sem comentários: