20/03/2008

a Páscoa

Em primeiro lugar, e porque adoro os pequenos pormenores, gostaria que dessem um pouco de atenção ao título deste post.
Para os leitores mais atentos, desde há uns tempos para cá que tenho começado a utilizar apenas minúsculas nos títulos. É uma panca, não liguem.
Hoje, e por estar a usar o termo 'Páscoa', seria necessário utilizar maiúsculas... assim, decidi espetar com um artigo antes e mantenho a lógica estruturada que começei a seguir.
O facto é que desde que me começaram a oferecer ovos, que há algo que não me sai da cabeça.
Bom, verdade seja dita, há muita coisas que não me saem da cabeça. Umas mais importantes que outras. A questão da Páscoa é das menos relevantes contudo, consegue dar-me dores de cabeça.
Temos Ovos de Páscoa, correcto?
E temos o Coelho da Páscoa...
Os coelhos não põem ovos. O cú de um coelho não alarga o suficiente para deixar passar os Ovos de Páscoa, famosos pelo seu diâmetro.
Se os coelhos não põem ovos, onde é que os vão buscar?
Eu até compreendia se houvesse um Pato da Páscoa. Os patos são fofos e simpáticos. Embora seja meio apaneleirado andar com uma cesta aos saltinhos, nem me chateava muito por andar a distribuir ovos. Pelo menos, fazia sentido. Os Patos põem ovos, os Patos oferecem ovos...
Após alguma pesquisa, lá se encontrou um blog que falava nisso.
Aparentemente, a Páscoa já existia antes de ser considerada a comemoração da Ressurreição de Cristo.
Basicamente, representava o fim do Inverno e a chegada da Primavera.
Não faço porra de ideia se o que vem a seguir é ou não verdade, limito-me a descrever o que descobri.
"A palavra “páscoa” - do hebreu “peschad”, em grego “paskha” e latim “pache” - significa “passagem”, uma transição anunciada pelo equinócio de primavera (ou vernal), que no hemisfério norte ocorre a 20 ou 21 de março e, no sul, em 22 ou 23 de setembro."
Mais, parece até que ainda na Idade Média, os povos pagãos europeus homenageavam Ostera, ou Esther (daí o inglês "Easter", "Páscoa"). Confesso que esta parte não me faz grande sentido... tipo, a Idade Média ocorreu depois da Ressurreição, pelo que não entendo bem esta observação...
O engraçado é que Ostera, a Deusa da Primavera, aparece representada segurando um Ovo na sua mão e observando um coelho, símbolo da fertilidade.
Aqui a cena do coelho começa a fazer algum sentido, mas pouco.
Quer dizer... o coelho é o símbolo da fertilidade porque sempre que dá uma cambalhota nascem dezenas... o que dizer da mosca, que sempre que caga um ovo brotam milhares de larvas. E tanto quanto sei, nunca ouvi falar em 'Mosca da Páscoa'.
Então, os tais povos pagãos comemoravam a chegada da Primavera decorando ovos.
A questão do ovo, parece simples. O ovo contém o fruto da vida, pelo que é um símbolo do renascer de uma nova era, embora não seja mais que o passar de uma estação.
Agora, começam a dar-me razão.
Na Índia, acreditava-se que uma gansa de nome Hamsa (e reforço... uma GANSA, não um coelho), chocou o ovo cósmico que, dividido em duas partes originou o Céu (a clara) e a Terra (a gema, mais densa).
Então, onde entra aqui o coelho?
A tradição do Coelho da Páscoa foi levada para a América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.
Na minha humilde opinião, isto não explica um boi!
Certo, é uma lenda, e depois?
Também temos a lenda de que o D.Sebastião vai aparecer aí e a única merda que vejo a aparecer no meio do nevoeiro são postes e velhinhas a atravessar a estrada!
Alguns povos da Antiguidade consideravam o coelho como sendo o símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado num símbolo pascal devido ao facto da Lua determinar a data da Páscoa. Right... faz mais sentido... mas aposto que arranjava uma história idêntica com Patos...
Quanto ao facto do coelho ser um símbolo de fertilidade, isso é porque nunca viram um pato com vontade. De facto, se forem a um lago, observam o Pato, a Pata e montes de patinhos. Nunca vi um coelho, uma coelha e uma série de coelhinhos... só no tacho.
Assim, continuo com problemas.
Onde vai o raio do coelho buscar os ovos???
Na volta roubou-os a algum pato distraído.

Sem comentários: