A calçada portuguesa é simplesmente linda!
Não compreendo como podem dizer 'ah, levanta a cabeça, olha para cima' quando aos nossos pés temos algo tão singular, tão único.
'Pois, andas sempre à procura de moedas, ah ah!'.
Sinceramente, não compreendo como as pessoas não prestam atenção a estes pequenos detalhes.
E a forma como a calçada é colocada? Já se deram ao trabalho de parar um pouco para ver os tipos que a colocam? Peça a peça, com todo o cuidado, para não estragar todo o caos geométrico que ordena toda a estrutura. Depois temos os moldes. Sim, é verdade, existem moldes para as pedras de cor que dão origem às caravelas, curvas e toda a simbologia que é colocada no chão.
É fantástico como há malta que olha para todo o lado menos para estes pequenos pormenores que distinguem o nosso solo de tantos outros.
Tipo... há pessoal que chega a parar para olhar para um rabo... mas quantos param para ver algo efectivamente tao bonito como a calçada portuguesa? Chega a ser irritante. Por vezes dá vontade de pegar no pescoço dessa malta e encostar-lhes o focinho ao chão só para que vejam, nem que seja obrigados, que pisar este chão é um privilégio!
Possivelmente não serão obsessivos ao ponto de atravessarem uma avenida jogando uma partida mental que visará efectuar determinado percurso pisando apenas as pedrinhas de cor; ou então dando uma passada larga para conseguir pisar todas as caravelas que se encontram no caminho, tendo o cuidado de pisar o corvo que se encontra à direita com o pé esquerdo e o corvo que se encontra à esquerda com o pé direito.
Tenho a certeza que neste ponto os meus leitores já estarão assombrados com a minha pancada.
Mas se pensam assim, é porque nunca experimentaram. Dá um gozo brutal.
Pedra preta, pedra branca, passo curto, passo largo... e no meio de tudo isto, o objecto de todo o nosso encanto: uma simples pedra.
Diz-se que a felicidade assenta nas pequenas coisas da vida. É um facto... quer dizer, não fico particularmente contente por andar a olhar para a calçada. De facto, é mais uma questão de respeito.
Reparem... não é um simples bloco de cimento que é colocado no passeio, de forma assustadora e geometricamente regular, cobrindo 5 metros de uma só vez... é uma pedrinha imaculadamente branca que é colocada num pequeno espaço. Nenhuma é perfeita. Nenhuma tem medidas exactas. Mas é efectivamente aí que reside a sua beleza. Num espaço regular são colocadas numa irregularidade que acaba por regular o nosso andar. E isso é fantástico.
Sem comentários:
Enviar um comentário