23/02/2008

voltinhas

Dando umas voltinhas no meu bairro, pela manhã, procurando ingredientes para o almoço, apercebo-me de uma dura realidade.
Bom, em primeiro lugar, não tenho motivo algum para ter sentimentos xenófobos ou racistas. Muito pelo contrário.
Contudo, é efectivamente esquisito quando quase toda a população de um dos bairros mais antigos e históricos da velha cidade de Lisboa começa a ganhar sotaque e a mudar de cor. É estranho, quando a velha mercearia do bairro, com o velhote que atendia os clientes e nos conhecia 'desde que éramos deste tamanhinho', fecha para dar lugar a mais uma loja de produtos chineses. É bizarro, quando o pequeno restaurante do bairro onde fizeram a festa do nosso baptizado, corre o risco de encerrar, para dar lugar a mais um restaurante indiano. É assustador, quando os arrumadores de Alfama e Mouraria começam a ganhar sotaque romeno.
Ainda há poucos anos, a malta aqui na zona era assaltada pelos vizinhos. Agora fica-se com a sensação que moramos na Damaia.
O Sting achava que era um inglês em Nova Iorque... eu começo-me a sentir um estrangeiro no meu próprio bairro.
Aliás, a Graça actual assemelha-se bastante a uma mistura de ex-república soviética com um misto de Chinatown e Cabul... e isso não é mesmo nada engraçado.

Sem comentários: