25/08/2008

Lisboa menina e moça

E hoje faz 20 anos que o Chiado pegou fogo.
Bem, sinceramente foi algo que não me tocou por aí além... teria cerca de 4 anos, quando aconteceu. Provavelmente nessa altura estaria bem mais ocupado com o desenvolvimento da minha personalidade, algures entre o Estado Anal e o Fálico. Ou então a enfiar Legos no nariz.
Já cresci a ver os estaleiros de construção no Chiado e, tanto quanto me lembro, os Armazéns do Chiado sempre tiveram lá uma Fnac.
É triste.
De qualquer forma, hoje estava a digerir o almoço e a ver as imagens do incêndio na televisão.
Ver aquele cantinho da minha cidade, da velha metrópole onde nasci e tenho vivido, ao sabor das chamas... é algo mesmo muito violento. Algures no tempo da hora de almoço, a ver as imagens,o saco lacrimal começou a dilatar-se e a verter.
Talvez pelo que perdi sem dar conta, talvez por nunca ter podido desfrutar da verdadeira alma, do coração da cidade, do que fosse... talvez por muita coisa.
Reparo hoje que quando vou ao Chiado, ninguém olha para a fachada reconstruída de alguns prédios; ninguém nota o cheirinho aos Maias que ainda por ali anda... o Chiado é agora uma estação de metro, um centro comercial, um outlet. Pode ser mais bonito até, não tenho como comparar.
Mas não deixa de doer.

3 comentários:

RN disse...

Lembro-me perfeitamente do acontecimento (afinal já era um pouco mais velho do que tu) - foi algo de tremendamente espectacular e que provocou uma comoção enorme tanto nos lisboetas como até nos estrangeiros (não sei se se pode incluir aqui os tripeiros - afinal são eles próprios que passam a vida a cantar "nós só queremos ver Lisboa a arder"). Contudo, pior mesmo, pelo menos para mim que sou um pato nado e criado em Lisboa, foi assistir aos inúmeros anos em que muito se falou sobre reconstrução e mega-projectos e nada se fez no terreno. Disso talvez tu te lembres. Refiro-me, obviamente, às tristes imagens de ruas cheias de taipais de madeira a ocultar prédios esventrados e com fachadas semi derrocadas e outros buracos. Isso sim, foi algo verdadeiramente ignóbil com que tivemos de conviver demasiado tempo.

Pato Marques disse...

Sim, recordo-me das trincheiras em pleno Chiado :(
Ainda por lá há algumas...
É triste como a estupidez de alguns pode levar ao empobrecimento cultural de um povo.
(e não, os tripeiros não se incluem aqui... são mais como entidades paranormais).
De qualquer forma, creio que apenas nós, nascidos e criados em Lisboa, podemos entender a comoção de ver a nossa cidade destruída.

mig/mag disse...

gostei dessa alusão aos maias :p
tb eu tinha 4 anos kd isso aconteceu. acho que se o incendio se desse hj n conseguiria passar dp pelo chiado sem verter a tal lágrima.