17/08/2008

vale 1 ponto

Pergunto-me se já alguém terá reparado nas embalagens que usamos diariamente.
Pergunto-me também para que raio servirão os rectângulozinhos na lateral que indicam que a minha compra "vale 1 ponto".
Um ponto de quê?
Há alguma promoção em vigor para os esfregões amarelos e verdes? Se há, por que não há publicidade a respeito? Não havendo, que merda me interessa que os esfregões valham um, dois ou mais pontos?
É suposto guardar religiosamente todas as embalagens para que um dia, quando tal promoção for iniciada, poder contemplar contentíssimo a minha colecção de pontos acumulados?
As garrafas de coca-cola são como a marmelada. Duram rabos de tempo.
Ok, é um facto que vão perdendo o gás mas, se deixarmos aquela merda um ano no frigorífico, continua a saber a coca-cola.
As embalagens de sumo são de cartão, mas têm uma tampa roscada. Assim, posso ter uma garrafa de sumo (adoro a inscrição: "esta embalagem tem o equivalente ao néctar de dez laranjas") aberta durante um mês.
Curiosamente, os pacotes de leite vêm numa simples embalagem de cartão. Não duram um mês, é um facto. Se aguentarem quinze dias já é um milagre.
Por que raio não fazem os pacotes de leite também com aquelas fantásticas e fofas tampinhas roscadas? Era agradável!
Por outro lado, aqueles frasquinhos de vidro com doce, trazem apenas a tampa roscada. Tipo, os pacotes de manteiga trazem uma protecção de alumínio entre a caixa e a tampa, mas os de doce não... Acontece que um pacote de manteiga não ganha bolor; mas se abrir o frasco do doce, vai começar a ganhar pequenas bolinhas emboloradas no seu interior. Falando nisso, o mesmo acontece com a marmelada.
Estupidamente, as caixas de gelado trazem uma protecção de plástico. Para quê? Aquela merda logo que é aberta enrola-se no gelado todo e depois é preciso andar a lamber a tampa da tampa de plástico!
Depois temos os cubos de gelo embalados e que são rechados com água mineral.
Já é um bocado imbecil usar gelo feito a partir de água mineral (quem nota o sabor?) mas mais grave é o facto de os pacotinhos de gelo serem assustadoramente complexos de abrir. De facto, assim que se consegue abrir a merda do pacote, já metade do gelo derreteu.
Há alguns países em que trocam o habitual pacotinho de açúcar por um torrão de açúcar embalado. Torrões de açúcar? É uma forma simpática de chamarem cavalo a um gajo? (foi um aparte)
As pastilhas da máquina da roupa vêm também embaladas... é alguma forma sádica de me obrigarem a estar mais tempo para conseguir meter o raio da máquina a lavar? As pastilhas de detergente (refiro-me às sólidas) derretem? Nunca me tinha apercebido dessa...
Um pacote é apenas um pacote, interessando apenas o recheio.
Assim, para que foda tanta preocupação com a porra da embalagem? É uma ideia masoquista, a de se embalar tudo.
Arrepia-me a ideia de comprar um pacote de amendoins e ter cada um em seu saquinho. E em cada saquinho, contendo um amendoim, ter a famosa inscrição: "O seu amendoim vale 1 ponto".

Sem comentários: